quarta-feira, 4 de maio de 2011

Deveres do Marido (Parte 1)



        O marido deve amar a sua mulher como a si mesmo. Veja a recomendação do Espírito Santo, assim devem os maridos amar a sua própria mulher como a seu próprio corpo, quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo. Ef.5:28.

        Dê o legítimo valor que sua mulher possui, pois ela é sua esposa, a rainha do seu lar. Procure assisti-la afetiva, moral, socialmente e com exemplo, considerando-a não como um objeto, mas com dignidade, pois sois juntamente herdeiros da graça da vida. I Pe.3:7.

       Reserve tempo para a esposa, agindo assim o marido estará contribuindo para o fortalecimento dos laços do amor entre si e a esposa. Ninguém mais do que o Espirito Santo sabe, que sem amor nenhum casal terá felicidade, daí porque o apóstolo Paulo escreve o marido pague a mulher devida benevolência. I Co.7:3a.

       Maridos, vós igualmente, vivei a vida comum do lar, I Pe.3:7 Cuidado, pois a não observância deste ensino pode se constituir motivo de detenção e queda. Pv.5:18-19. "18-Seja bendito o teu manacial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade; 19-Como serva amorosa, e gazela graciosa, saciem-se os seios em todo o tempo: e pelo seu amor sê atraído perpetuamente".

Maridos, evite dizer a sua esposa frase como:

  • Estou cansado de você, arrependo-me de ter casado com você;
  • Você é uma cruz pra mim;
  • Não consigo mais te amar;
  • Você não acha melhor separar?.
Em suma, evite fazer sua esposa chorar.

Monogamia ou Poligamia?

         A monogamia sempre esteve no coração de Deus, pois foi no princípio quando estabeleceu a família, disse, far-lhe-ei uma adjutora. O apóstolo Paulo confirma a monogamia, dizendo: "Mas por causa da prostituição: cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha seu próprio marido". I Co.7:2
Deus sempre desaprovou a poligamia, pois a mesma sempre trouxe terríveis consequências para a família, Poligamia é o matrimonio de um com muitos, ou com mais de um.

 Veja alguns polígamos e o que estas famílias sofreram:

  1. ABRAÃO - Abraão coabitou com a empregada Hagar, gerando um filho, trazendo para ele mesmo, um problema seríssimo. Gn.16:1-6 e 21:9-10.
  2. JACÓ - Jacó deu ouvido a sua mulher, e coabitou com a empregada Bila, gerando nela um filho. E veja o conflito que ela gerou. Gn.30:1-5.
  3. DAVI - Davi cobiçou a mulher de Urias, e tomou-a, gerando nela um filho, II Sm.2:1,2 mas pagou o alto preço. II Sm13:1-22.
É muito certo o provérbio que diz: "Quando a cabeça não pensa o corpo sofre".

         Veja que todos eles pagaram o preço da semeadura, Deus não dispensa mesmo, não vos enganeis. Deus não se deixa escarnecer. Tudo que o homem semear, isso também ceifará. Gl.6:7.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...